A exposição fotográfica intitulada “Bichos e Coisas do Saco da Fazenda” lança um olhar diferenciado sobre o ponto turístico de Itajaí. Composta por fotografias de J.C. Ramos, o público pode conferir a exposição montada no pátio central da Prefeitura de Itajaí até o dia 05 de dezembro. A visitação gratuita pode ser feita durante o horário comercial.
O fotógrafo já apresentou seu trabalho na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) e também em outros programas de televisão. Além de levar sua exposição para a Volvo Ocean Race, Câmara de Vereadores e Justiça do Trabalho, agora é a vez da Prefeitura. A exposição se mantém na cidade que originou todos os registros. J.C conta que sempre foi um amante da natureza, e através dos seus passeios pela Beira-Rio ele começou a prestar atenção nos animais que sobrevoam pelo local. Isso despertou a curiosidade e interesse do poeta que teve a ideia de eternizar esses momentos.
A especialidade de João da Cruz Ramos Filho são as belas paisagens proporcionadas por Itajaí. O poeta-fotográfico, como se autodenomina, selecionou 20 fotos de um acervo com mais de mil cliques. Para ele, a exposição é um verdadeiro hino à natureza e uma demonstração de respeito ao meio ambiente.
Animais e objetos curiosos podiam ser encontrados às margens do Rio Itajaí-Açu. Foram eles, o principal motivo do foco da câmera de J.C. Com olhar sensível ele traz imagens daqueles que sobrevivem mesmo em meio a poluição. As fotos foram feitas entre 2010 e 2013.
O Saco da Fazenda, local onde se passam as histórias de J.C., é um corpo d’água costeiro inserido no cenário urbano de Itajaí. Este ambiente foi criado artificialmente pela intervenção de obras de engenharia no baixo estuário do rio Itajaí-Açu.
Fonte: Diarinho