O Poeta e idealizador do projeto “CAMISINHA Poética – Preservando com Poesia”, J.C Ramos Filho está distribuindo, durante todo Fórum Social Mundial, 6.000 preservativos que trazem na embalagem poemas de sua autoria.
Os preservativos estão sendo entregues no estande da Academia Itajaiense de Letras, próximo ao ginásio da Universidade Federal do Pará (UFPA), e por toda a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
O escritor, de forma criativa, uniu a arte à prevenção e vem desenvolvendo este trabalho desde 2007 no FSM. A “CAMISINHA poética” nasceu com o objetivo de orientar principalmente os jovens e leva-los a conhecer o trabalho de J.C Ramos. Os visitantes do estande recebem orientação sobre prevenção e conhecem um pouco mais sobre os poemas que falam de amor, sexo, saúde e a preservação do meio ambiente.
“A Camisinha Poética além de ser um trabalho de prevenção é um trabalho cultural. Eu incentivo a leitura principalmente entre os jovens e adolescentes, e também consigo alcançar as senhoras e os senhores mais velhos”, comenta J.C.
Desde 2007 cerca de 350.000 camisinhas já foram distribuídas. No Fórum de 2009 cerca de 4.500 já foram entregues aos participantes do evento. Os poemas foram reunidos e deram origem ao livro “Fragmento essencial” (terceira edição Litteris), que também estão expostos no estande da Itajaiense de Letras. (Portal Cultura).
Fonte: Agência AINDS