J.C. Ramos Filho é maranhense de Paço do Lumiar, onde nasceu a 18 de julho de 1953. Poeta: Um dia mostrou aos seus pais, João da Cruz Ramos e Maria Alves Ramos, algo escrito em um papel de embrulhar pão, eles acreditaram ser um poema! Nunca mais parou de escrever! Eles se tornaram responsáveis por ele hoje ser um poeta. Iniciou seus estudos primários na Escola Domingos Perdigão (O Lar de José), onde compôs seus primeiros poemas que era convidado a declamar nas datas comemorativas. É bacharel em Direito e Estudos Sociais e Prós-graduado em Direito do Trabalho, pela Univali.
Hoje
Hoje, o poeta busca incansavelmente o apoio de empresas e autoridades preocupadas com a saúde, para conseguir realizar o seu grande sonho que é lançar o livro e as camisinhas poéticas nos países Africanos, os quais estão sendo dizimados pelas doenças sexualmente transmissíveis, mormente a AIDS. E voltar a dizer: “Quando segui pelos caminhos da vida, em busca da realização dos meus sonhos, compreendi: mesmo independente do motivo, os que me disseram não, de certa forma me incentivaram mais ou tanto quanto aqueles que da mesma maneira me disseram sim, pois, no final, tudo se converteu em tônica e o meu sonho se transformou em realidade” (J.C. Ramos Filho In “Água de Cacimba”).
Livros
Autor dos Livros: Água de Cacimba – 1998/1999 Editora Papalivro, 1ª e 2ª edição e Fragmento Essencial – 1ª edição – Momento Atual e 2ª edição – Litteris Editora (esta última edição lançada na 1º Bienal Internacional do Livro de São Paulo – no dia 11/03/2006), ambos os livros foram lançados com a estratégia de distribuição de camisinhas, sendo Água de Cacimba o primeiro livro divulgado em embalagens de preservativos e Fragmento Essencial, primeiro livro lançado em embalagens de preservativos, com o então apoio incondicional da Inal Indústria Nacional de Artefatos de Látex Ltda. (preservativos Olla). Assim, J.C. RAMOS FILHO, se tornou o criador da “Camisinha Poética”, com mais de novecentos mil exemplares delas distribuídas pelo Brasil afora.