Servidor distribuiu ?camisinhas poéticas’ nos Jogos do Rio.
“A prevenção é Olímpica” foi o tema escolhido para alertar sobre doenças sexuais.
O servidor João da Cruz Ramos Filho, da 2ª VT de Itajaí, levou seu projeto “Camisinha Poética: prevenindo com poesia” para mais um grande evento mundial. Na segunda-feira (15), com o tema “A prevenção é Olímpica”, ele esteve no Rio de Janeiro distribuindo 5 mil preservativos a atletas e visitantes da Vila Olímpica.
Não faltaram celebridades na lista do servidor: a ex-ginasta Daiane dos Santos, o velejador Torben Grael e o ministro interino do Turismo, Alberto Alves. Contendo poemas criados pelo próprio JC Ramos, as embalagens das camisinhas foram impressas com imagens da artista plástica Lúcia Mendes e mensagens sobre o respeito à diversidade, como a que segue:
“Em nome da paz e do amor o bom senso convoca a humanidade para pintar o mundo com apenas uma cor: a cor da igualdade”
O projeto criado pelo servidor há quase 20 anos já foi divulgado em programas de televisão, como o de Jô Soares, e apresentado até mesmo em eventos fora do país, como o Fórum Social Mundial. O objetivo é chamar a atenção e conscientizar sobre a importância do uso de preservativo no combate às doenças sexualmente trasmissíveis.
Para fazer a viagem, JC Ramos recebeu auxílio do Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (Gapa-Florianópolis) e da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST). Saiba um pouco mais sobre o projeto neste vídeo hospedado no site da SBDST.