Preservativos vêm embalados em pacotes com poemas e fotos de paisagens do Brasil
DIEGO GARCIA
Direto de Alicante (Espanha)
O brasileiro João da Cruz Ranis Filho, 58 anos, analista judiciário no Tribunal Regional do Trabalho de Itajaí, é uma figura inusitada. De sua cabeça surgiu a ideia de criar as “camisinhas poéticas”, preservativo que vem embalado em pacotes com poemas e fotos de paisagens do Brasil, além do logo da Copa do Mundo 2014.
Em encontro ocasional com o Terra em Alicante, na Espanha, onde estava para acompanhar o início da Volvo Ocean Race, João da Cruz falou do projeto que visa diminuir as DSTs (Doenças Sexualmente Transmitíveis).
“Sempre tive facilidade para poesia e comecei a escrever um livro que podia destacar as páginas para dar às pessoas. Achei que não daria certo, aí pensei em criar um preservativo com meus poemas, pois Itajaí vivia problemas com o HIV na época”, afirmou o analista em conversa com a reportagem na quinta.
Ele ainda aponta que começou com as camisinhas em meados de 1997 e já foi para países como Cuba, Espanha, Portugal, África, além de outras cidades espalhadas pelo Brasil.
“Acredito que minha cidade (Itajaí) tinha que ser a capital da preservação sexual, aí pensei nisso. Entrei até em contato com o governo, mandei uma carta à Dilma Rousseaff (presidente)”, acrescentou, mostrando com orgulho os telegramas que enviou a Brasília que já estão até protocolados, de acordo com os documentos mostrados por João – ele declara que gastou, até hoje, mais de R$ 10 mil na iniciativa, e contou com a ajuda de empresas terceirizadas para fornecer o utensílio.
“Eles (da empresa parceira) me mandavam o preservativo e eu só tinha o trabalho de criar os poemas e embalar. Até hoje, já distribui mais de 600 mil preservativos por todo o mundo. Estive na Copa do Mundo da África do Sul, em Portugal e em outros países para divulgar o trabalho”, finalizou João, que é maranhense de nascimento, mas mora há décadas em Itajaí.
De acordo com o analista, a ideia é propagar o projeto até a disputa da Copa do Mundo de 2014, que será realizada em solo brasileiro. Ele também concluiu dizendo que já distribui o equipamento em outros idiomas além do português, como o inglês.
“Respeitar as diferenças, além de sabedoria, é uma questão de sobrevivência”, diz um dos preservativos disponibilizados pelo maranhense.
O Terra viajou a convite da organização da Volvo
Fonte: Terra